quinta-feira, 5 de abril de 2018

CONFORTÁVEL



Confortável 


Você consegue pensar em coisas que te proporcionam conforto? 

Um lugar: ... 

Um ato seu: ... 

Uma roupa: ... 

Um sapato: ... 

Uma refeição: ... 

Uma pessoa: ... 


Qual o lugar ou estado que te acomoda de maneira que você sente um enorme bem estar? 
  

Este lugar ou este estado te proporciona aquecimento no frio? (um cobertor macio, um banho quente?) ou quem sabe uma sombra no calor? (um jardim? uma rede? uma piscina?) 

Neste lugar você se sente em paz? 

Sente uma atmosfera agradável?? Um respeito e um cuidado com a sua pessoa? 

Você entende que este ambiente te proporciona conforto material, emocional ou espiritual? (ou talvez todos eles??)? 

Este lugar é no teu lar, no mar, no campo, na igreja?? 

Quem são as pessoas que te fazem sentir confortável? Que tipo de palavras ou ações elas trazem pra você?? 

Que atos que elas fazem que te proporcionam conforto? 

E você? Você é veículo de conforto e  aconchego para alguém? 

Como você age para proporcionar conforto, alívio para alguém? Por que você faz isso? 

 

Estas perguntas são para você refletir sobre o seu lugar, as suas pessoas do coração e avaliar o seu empenho pela construção do seu espaço. 

Você é o responsável pela construção do seu espaço e da sua convivência. 

Pra mim, penso que o conforto tem uma relação muito grande com o saber dizer “não” para muitas exigências sociais como: salto alto e roupa apertada, maquiagem grudenta no rosto, reunião chata, convivências com pessoas ranzinzas e negativas. Também me ajuda no conforto, aprender a tolerar os que pensam diferente de mim sem deixar que isto tire minha paz, evitar lugares muito formais onde me sinta um robozinho repetindo aquilo para que foi programado... 

Existem algumas coisinhas que sabotam nosso conforto. Penso que desconforto aconteça quando cedemos às exigências dos outros rompendo com a coerência dos nossos valores mais caros e das nossas reais possibilidades. Estou aprendendo a dizer não para aquilo que me rouba do meu espaço de coerência com o que prezo e com o que eu posso.

Meu lugar de bem estar é minha casa, sem dúvida!! 

Aqui tenho abrigo no frio e refresco no calor. Aqui estão as pessoas que mais me respeitam e é aqui que eu cuido e conforto aqueles que amo. Aqui eu ando de chinelos e pantufas; alimento-me quando tenho fome; falo dos meus sonhos e meus temores abertamente; preparo refeição para os queridos.

Então este é o lugar no qual prefiro estar e é local no qual invisto a maioria dos meus esforços. 

O restante do meu empenho fica para usar meus talentos e dons para ajudar o próximo a ser mais feliz (de alguma forma - da forma que eu acho que posso colaborar). 

Pressinto que melhor que isso é o céu aonde as vezes estou; para onde eu vou ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário